Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O reino de Gana: a “terra do ouro”

Localizado a oeste do continente africano, em uma zona chamada Sael e ao sul do Deserto do Saara, região também conhecida como África Subsaariana, o Reino de Gana cresceu a partir do ano 300 e teve seu apogeu entre os séculos IX e X, quando dominou os povos vizinhos e ocupou uma faixa territorial maior do que ocupa nos dias de hoje.
O rei recebia o título de gana e era visto como elo entre os deuses e os homens. Ele liderava um poderoso exército e ocupava o topo de uma sociedade hierarquizada. Sacerdotes, nobres e funcionários cuidavam da administração do reino.
A população se dedicava à agricultura e à criação de gado, mas o comércio era a principal atividade econômica do reino. O Reino de Gana controlava as rotas de comércio que atravessavam o Saara e chegava às cidades e aos portos do norte África. Esse comércio era feito por meio de caravanas de camelos, pois esses animais conseguem viver com pouca quantidade de água.
O principal artigo transportado era o ouro retirado das minas do sul de Gana, isso explica por que seus reis eram chamados pelos povos do norte de “senhores do ouro”. Durante o domínio português, Gana era chamada de Costa de Ouro, por causa da grande quantidade de jazidas de ouro nessa região. Atualmente, ao lado da exportação de cacau e de madeira, a exploração de ouro ainda é uma das atividades econômicas mais importantes do país. Gana é um dos maiores produtores de ouro do mundo.
Também se comercializava o sal, extraído das salinas do litoral ou das jazidas no deserto. Do norte vinham produtos manufaturados, tecidos europeus asiáticos, barras de cobre, contas de vidro e tipos diferentes de arma que abasteciam as sociedades africanas.

15 comentários:

  1. Cópia de livro, como a maioria dos estudantes brasileiros fazem! E nem foram dignos de citar a fonte, no caso, o livro Projeto Araribá! Quem devia ganhar nota pelo trabalho é (são) o(s) autor(es) do livro! Gerson, 08 de maio de 2014.

    ResponderExcluir
  2. Isso e quebra de direito Autorais você tem que ser preso

    ResponderExcluir
  3. amei precisava muito mesmo pq assim to em um grupo e preciso fazer ate um trabalho, infelizmente

    ResponderExcluir
  4. Genteeeee alguém me fala algumas coisas sobre o ouro preciso citar algumas coisas sobre o ouro e eu não entendooo vale notas

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. JKM MOTOVLOGS Ofc15 de março de 2020 12:26
      OURO E UMA PETRA AMARELA COM VARIOS SENTIMETROS TAMANHO E KILOS. E A PEDRA QUE ESTÁ SENDO A MAIS CARA POR KILAGEM E GRAMAS. ESTÁ NO 2º LUGAR DE POIS DO DIAMANTE! QUE ESTÁ EM 1º LUGAR!! ESPERO TER AJUDADOOH"!!!

      Excluir
  5. nao achei oque eu estava procurando;-;

    ResponderExcluir
  6. OURO E UMA PETRA AMARELA COM VARIOS SENTIMETROS TAMANHO E KILOS. E A PEDRA QUE ESTÁ SENDO A MAIS CARA POR KILAGEM E GRAMAS. ESTÁ NO 2º LUGAR DE POIS DO DIAMANTE! QUE ESTÁ EM 1º LUGAR!! ESPERO TER AJUDADOOH"!!!

    ResponderExcluir